Você já parou para pensar qual é a diferença entre valor x preço? Pode parecer algo bem simples, e que você talvez nunca tenha prestado muita atenção. Porém, ser mestre nesta diferença é o que pode transformar você em um corretor ainda mais capaz.

O cliente, na maioria dos casos, também não conhece a diferença. Por isso, seu trabalho como corretor é deixar claro que ele pode estar recebendo um valor muito maior do que o preço que está pagando. Quer entender como? Então, continue lendo o post, descubra a diferença entre preço x valor, e aprenda como aplicar esta estratégia nas suas vendas.

Qual é a diferença entre preço e valor?

Para entender a diferença entre valor e preço, vamos entender os conceitos. Preço, é algo bem simples e direto de entender. É o custo a ser pago, definido apenas em reais e sem muito espaço para interpretação. Um apartamento que custa R$ 1 milhão, tem este preço para todo mundo.

Já o valor, por outro lado, depende de quem vê. Uma definição simples, é o quanto de benefícios ele pode trazer para um cliente. Isso significa que o valor é algo intrínseco ao cliente e não ao imóvel. Os vendedores de elite dominam, e exploram, esta diferença. Ao dominá-la, você também vai entender.

Exemplo prático da diferença entre preço e valor

Vamos ver um exemplo prático para ilustrar esta diferença. Imagine que você está vendendo um imóvel que custa R$ 1 milhão. Este é o preço, e é imutável. O atual dono não aceita um real a menos que isso.

Enquanto isso, você tem duas pessoas interessadas. Uma, é um médico que trabalha em diversos hospitais. Ele é plantonista em diversas instituições da cidade, portanto, depende do carro para chegar a elas com segurança. Já a outra pessoa, é uma advogada que trabalha em uma grande firma do centro. Vai e volta para o trabalho de metrô, e nem mesmo tem carro.

Agora, imagine que esse imóvel tem uma vaga de garagem. Para um dos interessados, ela traz enorme valor, para o outro, praticamente nenhum. Se esse for um dos maiores diferenciais do apartamento, é preciso ajustar o seu discurso de venda.

Quer conhecer mais? Então, confira o nosso post com os fatores que mais valorizam um imóvel na hora de venda.

Qual é o papel do vendedor em relação ao preço e o valor de um imóvel?

Por isso, o vendedor tem um papel crucial em qualquer negociação. Seu papel é mostrar que os principais diferenciais do imóvel se encaixam bem no que o comprador precisa. Então, para o médico, a garagem é uma característica que agrega muito valor. Logo, em sua percepção, o preço é mais justo.

Mas o que acontece no caso da advogada? A vaga de garagem não acrescenta muito valor o que significa que o preço pode parecer mais alto. Mesmo assim, você pode manter o interesse lembrando que ela pode alugar a vaga, por exemplo. Os vendedores caveira encontram forma de trazer valor mesmo quando ele não é óbvio para o potencial cliente.

E aí? Gostou do post? Então, não esqueça de seguir nossas redes sociais no Facebook, LinkedIn, Instagram e para receber mais dicas. E se quiser saber como se tornar um vendedor ainda melhor, confira nosso post sobre como vender um imóvel mais rápido e com o melhor preço!