Corretor de Imóveis, Mercado Imobiliário, Sem categoria

Mercado imobiliário pós pandemia

mercado imobiliário pós pandemia

Vamos conversar hoje acerca do mercado imobiliário pós pandemia? Muitas incertezas acometem quem está pensando em investir na compra de um imóvel nesse momento e é sobre como o cenário imobiliário se encontra em um mundo assim que a pandemia passar que eu quero discutir com você.

O setor imobiliário vinha desde 2015 sofrendo os efeitos de uma dura crise. A partir desse período, em 2019, o segmento apresentava perspectivas de melhora e de crescimento, mas em 2020 tivemos o coronavírus que chegou ao país, assim como outros setores foi diretamente impactado.

Apesar dos impactos que muitos segmentos da economia sofreram, o setor imobiliário apresentou forte resistência e indícios de recuperação já no segundo semestre do ano passado.

Há diferentes motivos que explicariam o aquecimento do mercado imobiliário tanto durante a Covid-19 quanto em um cenário pós pandemia.

Dentre os principais motivos que favoreceram a resistência do setor imobiliário foi o incentivo e a facilitação de acesso ao crédito. Tal condição favoreceu a busca de imóveis pelos consumidores. 

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a Abecip, foi registrado o aumento de quase cinquenta e oito por cento nos valores relativos aos financiamentos no ano passado em relação a 2019.

Outro ponto que igualmente favoreceu a resistência do mercado imobiliário foi sem sombra de dúvidas a baixa taxa de juros. Eles favoreceram o surgimento de novos empreendimentos e atraíram compradores interessados nas condições de pagamento facilitadas.

A pandemia trouxe quais mudanças para o mercado imobiliário?

Com o distanciamento social tivemos um aumento na procura por imóveis diferentes e consequentemente fez o setor buscar por modernizar-se. Nesse sentido seus processos precisaram ser digitalizados.

A digitalização de tais processos fez com que caminhassem bem mais rápido etapas burocráticas conhecidamente lentas.

Outra mudança que veio com a pandemia e sobretudo com as medidas de isolamento foi a disponibilização do imóvel através de plataformas on-line para compra e venda. A disponibilização de imóveis no meio digital ganhou grande importância assim como a veiculação de fotos de qualidade em anúncios para os meios digitais.

A digitalização do setor não é algo passível de volta, apenas de aperfeiçoamento e inovação. E esse processo de digitalização trouxe ganhos para todos os agentes participantes no mercado imobiliário. Houve uma aceleração nos processos de compra e venda e igualmente a utilização adequada dos recursos digitais permitiu a geração de leads de qualidade. Ou seja, os chamados leads qualificados.

Mercado imobiliário pós pandemia: comportamento do consumidor

Ainda é cedo para dizer se este será um comportamento do consumidor mantido no pós pandemia, mas o mercado imobiliário observou a busca do consumidor por imóveis maiores. Além disso, imóveis com demarcações mais claras entre seus cômodos. Imóveis de conceito aberto saíram temporariamente do gosto do grande público.

A maneira como o próprio setor e sobretudo as empresas se comportarão também afetará o setor e as perspectivas para o cenário que começa a se desenhar com o avanço da vacinação e a redução dos casos confirmados diariamente.

Para que o setor continue apresentando resistência e comece a apresentar significativos indícios de melhora é fundamental que o acesso ao crédito imobiliário continue sendo oferecido sob as condições as quais está disponível. Tão como acaba sendo importante que as taxas de juros se mantenham atrativas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Raio-X da FipeZap, cerca de quarenta e seis por cento dos entrevistados tem interesse de adquirir um imóvel no curto prazo. Índice acima da média histórica de trinta e sete por cento e bem próximo do recorde já registrado de quarenta e oito por cento.

Tudo isso indica que os anos de 2021 e 2022 serão promissores para o mercado.

Com essa perspectiva, está na hora de começar a vender! Aliste-se agora mesmo na Tropa de Vendas, e ganhe as maiores comissões do mercado imobiliário.