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Linguagem corporal: como usar para vender mais?

Linguagem corporal: como usar para vender mais?

Você sabia que 80% de toda comunicação não é verbal? Durante uma negociação, você pode usar o argumento comercial mais convincente, no entanto, a linguagem corporal também está transmitindo uma mensagem e, às vezes, pode contradizê-lo, mostrando o que você realmente sente: segurança, tranquilidade, pressão, etc.

Embora grande parte da comunicação não verbal seja inconsciente, é importante conhecer todos os recursos comunicativos para saber como eles influenciam durante o processo de vendas e tentar dominá-los.

Não deixe sua linguagem corporal te trair! Tenha em mente as seguintes dicas!

Como vender mais através da linguagem corporal?

Sorria

Não há melhor maneira de começar uma venda do que sorrir. Um sorriso sincero gera uma predisposição no cliente para ouvi-lo e confiar em você.

No entanto, não ofereça um sorriso excessivo que, em vez de se mostrar como uma pessoa amigável e positiva, o projeta como alguém falso.

Dê um bom aperto de mão

Se for uma venda formal, sempre diga olá. Em outros tipos de vendas, como varejo, o cliente não espera receber nenhum tipo de contato e pode ficar desconfortável.

Ao apertar as mãos, ele vê a pessoa diretamente em seus olhos, enquanto sorri e oferece a palma da mão girando para cima para projetar a segurança.

Quando você aperta as mãos, cuide da força que aplica, já que uma forte transmite confiança, enquanto uma fraca, pouca confiança, com as mãos suadas, nervosismo e aqueles em que a mão do cliente é espremida, intimidação.

Fique a uma distância apropriada

A distância ideal para negociar uma venda é entre 1,2 e 2 metros. Estar mais perto do cliente pode gerar desconforto e estar mais longe, desinteresse.

Preste atenção aos seus movimentos e postura

Sua postura deve sempre refletir abertura. Não cruze os pés ou braços, porque eles transmitem negatividade e descrença. Não fale em uma posição curvada, pois isso enfraquece sua voz e projeta insegurança.

Evite tocar no rosto, brincar com seus óculos, cabelos ou joias, porque esses gestos transmitem nervosismo, preocupação, desconforto, insegurança ou desconforto.

A inclinação do seu rosto em relação ao do cliente pode revelar uma grande diversidade de emoções:

  • Cabeça baixa, postura defensiva; cabeça e olhos inclinados para baixo – submissão
  • Cabeça e olhar para o chão – tédio
  • Cabeça levantada ou inclinada – interesse
  • Cabeça e olhar para o teto – tédio ou concentração
  • Acenar com a cabeça – aprovação.

Cuide do seu visual

Ao falar com seu cliente, fique de olho nele, bem como em outras pessoas caso ele venha acompanhado e alterne visualizando a propriedade, quando necessário. Evite incomodar seu cliente com aparência longa e fixa.

Modere sua voz

Em muitos casos, é mais importante como as coisas são ditas do que o que é dito. Portanto, cuide da sua entonação, pois ela pode revelar muito sobre você: honestidade, insegurança, etc.

Também aprenda a usar silêncios e pausas, sem cair em excesso, porque pode ser desconfortável para o cliente.

Faça um efeito de espelho

Está provado que as pessoas se sentem mais confortáveis com pessoas que se parecem conosco. Por esse motivo, tente imitar os gestos do cliente, cuidando disso naturalmente e impedindo que ele se sinta imitado.

Coloque essas dicas em prática e lembre-se de que um uso eficiente da linguagem corporal pode ajudá-lo a fechar um negócio.

Nós temos certeza de que você irá melhorar muito sua imagem com essas dicas para vender mais através da linguagem corporal.

Gostou de saber mais sobre como a linguagem corporal pode te ajudar a vender mais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

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