Blog, Decoration, Dicas, Imoveis, Mercado Imobiliário, Sem categoria

Home Staging: como a técnica pode ajudar a vender mais imóveis

home staging

Hoje quero conversar contigo sobre o Home Staging e como ela pode te ajudar a vender mais imóveis. A técnica foi criada por uma corretora imobiliária norte-americana conhecida como Barb Schwarz. Basicamente consiste em mudanças nos imóveis disponíveis para venda que acabam por acelerar o processo de compra. Mas não se preocupe, aqui eu te explico tudo o que você precisa saber sobre essa técnica.

O Home Staging consiste em uma técnica na qual o imóvel é preparado para venda. Nesse caso ele é despersonalizado, identificado os seus pontos fortes que são igualmente valorizados. O intuito da aplicação dessa técnica é acelerar o processo de venda ou de locação de um imóvel.

No Brasil tem ganhado espaço aos poucos mudando sobretudo o comportamento de corretores imobiliários que tem passado a investir no Home Staging para aumentar as suas vendas.

A ideia base do Home Staging consiste em fazer o imóvel se destacar, afinal, para que o cliente o escolha em meio a tantos outros é necessário que ele chame a atenção.

Mas por que investir em colocar a técnica em prática? Segundo uma pesquisa realizada pela Asociación de Home Staging de España no ano passado, um imóvel que passa pela aplicação do Home Staging chega a ser vendido até sete vezes mais rápido do que um imóvel sem a aplicação da técnica.

Como colocar o Home Staging em prática?

A ideia consiste em algo bem simples e consiste em preparar o imóvel de modo que durante a visita o cliente se veja morando ali, naquele espaço.

Para entender a prática é preciso que a dissociamos de decoração. A decoração é algo que tem o intuito de deixar o imóvel com a cara de quem ali mora. Esse não é objetivo do Home Staging, na verdade, a sua premissa é justamente o contrário, deixar o imóvel ser personalidade, por assim dizer. Isso facilita com que o cliente possa se imaginar ali.

Colocar o Home Staging em prática pode começar na apresentação do imóvel, valorizando os seus pontos fortes.

Para quem está em busca de um imóvel para compra se sentirá naturalmente atraído por aquele com melhor apresentação, boa conservação, limpo e bem cuidado. Todos esses cuidados estão englobados no conceito do Home Staging e fazem parte da preocupação do corretor ao preparar o imóvel para visita do cliente.

Afinal, ninguém está interessado em comprar um imóvel no qual precisará gastar com reformas ou manutenções.

Despersonalizar, neutralizar, reorganizar

Esses são conceitos básicos da técnica e se você quer aprender a utilizá-la deve partir desses pontos.

Se você está realizando o processo de venda de um imóvel, despersonalizá-lo é um dos primeiros passos. Muitos dos artigos que temos em casa dão a ela a nossa cara, por isso os elimine antes da visita do cliente interessado no imóvel.

Os itens pessoais do proprietário do imóvel não devem vir à tona durante uma visita dos novos possíveis donos.

Após a despersonalização é hora de investir na neutralização do espaço. A neutralização é um dos pontos que mais atraem os compradores uma vez que consiste em eliminar possíveis objeções.

Na prática a neutralização consiste em deixar o local com cara de hotel e pode envolver mudanças simples como tirar aquela colcha florida por uma branca, neutra, leve.

A partir da realização dos passos anteriores você corretor deve se preocupar apenas em organizar a casa. Mas a essa altura esse processo será mais fácil ainda.

Com a despersonalização e igualmente com a neutralização será mais fácil mudar os móveis de lugar e tornar o espaço mais amplo. Você conseguirá dar uma cara nova ao imóvel e essa será a cara do seu cliente.