Os gatilhos mentais são ferramentas extremamente úteis. São eles que permitem que o cérebro possa tomar decisões “no automático” e economizar recursos. Essas ferramentas são muito utilizadas no setor de vendas, incluindo o imobiliário. Dessa forma, existem Gatilhos Mentais para Corretores que podem ajudar o profissional a completar sua missão.

Antes de explicarmos quais os Gatilhos Mentais para Corretores, é necessário definir o termo gatilhos mentais:

Esse termo faz referência aos estímulos enviados para o nosso cérebro que tem o poder de influenciar diretamente no processo de tomada de decisões. Ou seja, ativar os gatilhos corretos é uma excelente estratégia de persuasão.

Assim, são armas indispensáveis no arsenal de qualquer corretor imobiliário de sucesso. A seguir, alguns Gatilhos Mentais para Corretores e seus alvos.

Exclusividade

Tudo o que é raro e exclusivo atrai a atenção do ser humano. Além disso, itens que tem grande procura são indicativo de qualidade.

Por isso, deixar claro que determinado imóvel é exclusivo ou que existem poucas unidades à venda de determinado empreendimento faz a diferença. Esses gatilhos ajudam o consumidor a decidir mais rápido se irá comprar.

Além disso, a exclusividade é um diferencial no campo de batalha das negociações. Ela amplia o leque de estratégias de qualquer corretor.

Reciprocidade

Outro dos Gatilhos Mentais para Corretores é a Reciprocidade. O ser humano tem a necessidade de retribuir os favores feitos a ele. Sendo assim, essa é uma arma simples de ser utilizada.

Oferecer qualquer benefício ao consumidor – primeiro aluguel gratuito; isenção de taxas; vistoria gratuita – já o deixa propenso a fechar o negócio.

CLIQUE AQUI para aprender se destacar no mercado imobiliário

Autoridade

Essa autoridade não se refere à capacidade de dar ordens, mas sim aos conhecimentos mostrados pelo corretor. Por isso, é importante saber, a fundo, todas as informações relacionadas ao imóvel em negociação.

A autoridade passa credibilidade e credibilidade oferece ao consumidor a sensação de segurança. Dessa forma, o comprador sente que não terá problemas durante e depois das negociações.

A confiança estabelecida entre corretor e consumidor é um diferencial no momento de fechar o contrato e ganhar a batalha.

Comprometimento

Esse gatilho se baseia na noção de que seres humanos cumprem os acordos assumidos. Mesmo quando se referem a pequenos detalhes ou coisas sem muita importância.

Sendo assim, se o corretor conseguir que o comprador assuma qualquer obrigação, nem que seja conversar com o cônjuge a respeito, ele já está mais próximo do seu objetivo.

Esse tipo de abordagem é extremamente útil quando as negociações já estão avançadas. Dessa forma, fazer o cliente assumir em voz alta um compromisso com o corretor já é um passo mais perto para assinar o contrato.

Garantias

Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão feita racionalmente, por isso é preciso indicar ao comprador que o negócio que ele está fazendo vai dar certo. Para isso, é necessário ativar o gatilho das garantias.

Deixar claro que não existe nenhuma pendência com a documentação e que as condições do imóvel são as que o cliente procura faz a diferença.

 

Acesse os grupos da Tropa no Whatsapp e Telegram para mais dicas como essa.