Para que um imóvel a venda desperte interesse nas pessoas, ele precisa apresentar diferenciais, afinal, são muitas opções oferecidas pelo mercado imobiliário e por vezes uma venda pode demorar muito mais do que o esperado diante de tamanha variedade disponível.

O primeiro passo é dado por meio da preparação do imóvel para colocá-lo a venda. A partir daí, são muitas questões a se levar em consideração, como valor, facilidade no pagamento, documentação, entre outros fatores.

Se você deseja saber com mais detalhes sobre quais são os caminhos para vender um imóvel rapidamente, continue lendo esse texto e acompanhe nossas dicas.

Faça uma reforma

Uma reforma, para ser eficiente em uma venda, não precisa ser grande, basta simplesmente que ela valorize o imóvel.

Uma simples pintura ou manutenção na iluminação pode deixar os espaços com uma aparência muito melhor e atrair bem mais os compradores. Do mesmo modo, trocar maçanetas e tomadas, realizar reparos na elétrica e na hidráulica e melhorar o aspecto da fachada são algumas medidas que irão fazer toda a diferença na hora de ofertar o imóvel.

Reformas desse tipo não costumam custar caro, então, elas garantem muito mais vantagens do que desvantagens, já que ajudam a impulsionar a venda.

Faça um anúncio atraente

A venda de um imóvel tem muito a ver com a forma como ele é anunciado. Essa, na verdade, é a primeira impressão que o possível comprador terá e por isso o anúncio precisa ser detalhado, atrativo e completo.

É importante ser bem específico e descrever bem todas as características do imóvel pensando em responder todas as respostas que o comprador possa ter.

Entre as informações que devem compor o anúncio estão: quantidade de cômodos (especificando cada um e se há quartos com suíte), quantidade de banheiros, vagas de garagem, possibilidade de financiamento, etc.

Se quiser ser ainda mais preciso, exponha detalhes sobre o acabamento do imóvel e até sua localização. Certamente, será muito mais fácil receber contatos de pessoas verdadeiramente interessadas em fechar negócio se elas souberem os detalhes do que está sendo oferecido.

Seja coerente quanto aos valores

Uma das principais preocupações na venda de um imóvel e algo que vai ser determinante para a demora ou rapidez da sua venda é o valor.

O preço cobrado precisa ser justo, condizente com as condições do imóvel e com a realidade do mercado.

É muito normal que um comprador analise não somente o estado da propriedade, mas também faça uma comparação com os outros imóveis em condições parecidas, sendo vendidos na região, e se os valores não forem pelo menos parecidos, provavelmente ele não irá se interessar pelo negócio.

Esteja disponível para negociações

Às vezes, para vender um imóvel rapidamente, é preciso ser um tanto quanto flexível e estar aberto a negociações.

Obviamente, você não poderá aceitar condições que impliquem em prejuízo, mas, dependendo da situação, pode haver a possibilidade de aceitar um pedido de desconto ou facilidade no pagamento.

Busque entender o lado do cliente e também expor o seu lado, tentando chegar a um consenso e uma negociação que seja boa para ambos os lados.

Mantenha a documentação em dia

Se quiser vender um imóvel rápido, o interessado precisa se sentir seguro quanto ao fechamento do negócio, por isso, é indispensável estar com toda a documentação da propriedade em dia para realizar sua transferência da forma correta e atestar sua compra.

Para isso, resolva todas as pendências, caso houver, e deixe o imóvel em situação absolutamente regular. Dificilmente um comprador terá paciência para que você resolva questões burocráticas, já que elas costumam ser bastante demoradas.

Gostou das dicas? Então navegue pelo nosso blog para ter acesso a muitos outros artigos com informações importantes sobre o mercado imobiliário. Aproveite e leia também: Financiamento imobiliário: conheça a modalidade mais vantajosa.