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Custo de Aquisição de Cliente: o que é e como calculá-lo

CAC - CUSTO POR AQUISIÇÃO DE CLIENTE

O Custo de Aquisição de Cliente ou CAC é o investimento financeiro que deve ser feito para obter um contato ou levar uma pessoa a se tornar cliente.

Para calcular o custo de aquisição de um cliente, você deve pegar todo o seu custo de vendas e marketing (incluindo salários e outras despesas relacionadas à equipe) por um determinado período e dividi-lo pelo número de clientes que adquiriu nesse período.

Para calcular o valor vitalício de um cliente, LTV (Life Time Value), você precisa analisar a margem bruta que espera ganhar com esse cliente durante seu relacionamento com ele.

A margem bruta deve levar em conta quaisquer custos de suporte, instalação e manutenção e refere-se à diferença entre o preço de venda de um bem ou serviço e o preço de compra desse mesmo produto.

Você não precisa ser um gênio para entender que o fracasso do modelo de negócios ocorre quando o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) excede o LTV (a capacidade de monetizar esses clientes).

Para ajudar você a entender mais sobre o Custo de Aquisição de Cliente, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o Custo de Aquisição de Cliente?

O CAC é a soma dos custos de um contato ou lead para se tornar um novo cliente.

O cálculo do Custo de Aquisição de Cliente ajuda uma empresa a decidir quanto de seus recursos podem ser gastos lucrativamente na atração de um cliente adicional.

Não confunda essa métrica com custo por ação (CPA), já que há uma forte distinção entre os dois.

No comércio eletrônico, o custo por ação geralmente é o valor que você paga para fazer uma venda, mas isso se refere tanto a novos clientes quanto a clientes que retornam (recorrentes).

Você pode até ver que o Google se refere ao CPA como “o custo que você está disposto a pagar para fazer uma conversão”, mas não para adquirir um novo cliente.

A CAC, por outro lado, tem a ver com a aquisição de novos clientes.

Mas como calcular o Custo de Aquisição de Cliente?

Para calcular o Custo de Aquisição de Cliente, você deve adicionar todos os custos de marketing e vendas de um determinado período.

A fórmula é a seguinte:

CAC= (MCC + W + S + PS + O) / AC

Onde:

  • CAC = Custo de aquisição de clientes.
  • MCC = Custo total da campanha de marketing relacionada à aquisição (sem retenção).
  • W = Salários associados a marketing e vendas (salários brutos, ou seja, o que efetivamente custa à empresa).
  • S = Custo de todos os softwares de marketing e vendas (automação de marketing, teste A / B, análise, CRM, etc.)
  • PS = Qualquer serviço profissional adicional usado em marketing / Vendas (Designers, Consultores, Agências, etc.)
  • O = Outras despesas gerais relacionadas a marketing e vendas.
  • AC = Total de clientes conquistados.

Um exemplo:

  • MCC = custo de um comercial (2.000).
  • W = custo de um gerente de marketing (2.500).
  • PS = investimento no Ads (5.000) e investimento no Facebook Ads (5.000).
  • S = Software de Inbound Marketing (800) e software de CRM (30).
  • O= outros serviços (50).
  • AC= 10 clientes conquistados com os gastos.

CAC= (2000+2500+5000+5000+830+50)/10

CAC=15.380/10

CAC = 1.538

Isso significa que seu custo de aquisição de cada um de seus clientes é de 1.538, mas a ideia é melhorar esse número.

Gostou de saber mias sobre o Custo de Aquisição de Cliente? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!